Problemas de enjoo com a realidade virtual
Em busca de uma solução
para o problema de náusea devido ao
uso dos óculos da nova geração.
Muitos estão fazendo esforços para conseguir que o cérebro responda
conforme a suposta imagem graficamente gerada.
A líder de Tecnologias Criativas da Walt Disney
Imagineering, Bei Yang, afirmou que o problema de enjoo
vai estar presente para sempre.
Podemos dizer que Yang seria muito experiente nessa
afirmação, pois ela é responsável por tornar os passeios no parque da Disney possíveis,
ou seja, ela possuía certa experiência para opinar sobre as técnicas utilizadas
pelos desenvolvedores de realidade virtual.
Toda a discussão sobre as náuseas do usuário giram
em torno da latência, o que cria uma conexão entre o que os olhos
do jogador experimentam na realidade virtual
e o que o seu cérebro registra como experiência física.
Poderia esse problema ser resolvido, caso a resposta do hardware,
fosse conforme o movimento da pessoa.
Enquanto alguns negam.
Outros Afirmam.
O chefe da Valve, que desenvolve o dispositivo Gear VR,
confessou em entrevista que finalmente resolveu
o problema de náuseas do usuário.
“Zero por cento das pessoas ficaram enjoadas ao usar nossos fones”,
declarou Gabe Newell ao The Verge.
Diz a empresa, que conseguiu eliminar o efeito colateral utilizando
um sistema de rastreamento de movimento
que identifica como os usuários quando se movem em torno de um espaço
e o reorienta com alta precisão, o que ajuda o cérebro a lidar
com a desconexão entre o movimento físico e as imagens virtuais projetadas.